terça-feira, 31 de agosto de 2010

O rastro de destruição

O rastro de destruição


O crack deriva da planta de coca, é resultante da mistura de cocaína, bicarbonato de sódio ou amônia e água destilada, resultando em grãos que são fumados em cachimbos. O surgimento do crack se deu no início da década de 80, o que possibilitou seu fumo foi a criação da base de coca batizada como livre.

O consumo do crack é maior que o da cocaína, pois é mais barato e seus efeitos duram menos, por ser estimulante, ocasiona dependência física e, posteriormente, a morte por sua terrível ação sobre o sistema nervoso central e cardíaco. O crack gera aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremores, excitação, maior aptidão física e mental. Os efeitos psicológicos são euforia, sensação de poder e aumento da auto-estima.

Leva 10 segundos pra fazer o efeito, cinco a sete vezes mais potente que a cocaina, o crack também é mais cruel e mortífero do que ela; tem um poder enorme pra destruir a personalidade agindo em prazo curto e criando uma dependência psicológica.

Existem também os problemas respiratórios que o crack causa ao longo do vicio, exemplos como: congestão nasal, tosse insistente e expectoração de mucos negros indicam os danos sofridos. Dores de cabeça, tontura, desmaios, transpiração, tremores, magreza e palidez atormentam a vida do craqueiro.

É normal as queimaduras nos lábios, na língua e no rosto, é causada pela proximidade do fogo do isqueiro no cachimbo onde a pedra é fumada, além dos homens, as mulheres também usam essa droga, muitas vezes no período de uma gestação.O crack induz a abortos e nascimentos prematuros. Os bebes que sobrevivem apresentam cérebro menor e choram de dor quando tocados pelo sol ou expostos a luz, demoram a falar, andar, ir ao banheiro e tem muita dificuldade no aprendizado.

O crack nasceu nos guetos pobres das metrópoles, levando crianças de rua ao vicio fácil e a morte rápida. Agora chega a classe media, aumentando seu rastro de destruição por onde passa.


Aluna: Lee-zandra da conceição paixão.

serie: 1º A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário